sábado, 27 de junho de 2009

Lei de Murphy

Vocês devem ter percebido que em algumas situações, o Karmanga está intimamente ligado com a Lei de Murphy, como numa vez em que havia um pequeno vazamento de óleo de freio e resolvi comprar, novas, todas as peças envolvidas no problema. Ao trocar todas, o mais provável, é que o vazamento tenha sido resolvido, correto? Perfeito! Foi isso que aconteceu, porém o freio passou a não funcionar mais.

Então para quem não conhece, a Lei de Murphy é aquela que diz: “Se uma coisa tem uma chance de dar errado, então dará”. Mas de onde e como surgiu? Quem foi Murphy?

Segundo minhas pesquisas, Murph (Edward A. Murphy Jr) nasceu no Panamá em 1918 (faleceu em 1990). Mudou-se para os Estados Unidos onde entrou para o Exército e após um ano de formado na Academia (1941), tornou-se piloto de treinos. Já em 1947, prestava serviços como especialista, em experiências de alta velocidade.

Neste mesmo ano, Murphy estava realizando experimentos sobre a força G atuando no corpo humano, em um trenó com foguete. Foram instalados 16 sensores no equipamento e ao fazer leituras nos medidores durante os testes, percebeu que não estavam funcionando. Os testes foram suspensos para uma avaliação geral do equipamento e observou-se que o técnico que instalou os sensores (onde cada um só poderia ser instalado de duas formas, uma correta e outra errada, para o teste em questão) o fez de maneira errada em todos os 16.

Então Murphy disse: “Se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará”.

Ao longo do tempo, esta frase foi sofrendo adaptações e interpretações diferentes até tomar as proporções de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário