sábado, 20 de junho de 2009

Dadinhos do retrovisor

Eu já havia observado que alguns carros de filmes da década de 60, possuíam dados de pelúcia no retrovisor, porém eu desconhecia o significado.

De um tempo pra cá, esses dadinhos voltaram a aparecer como um simples objeto estético que em minha opinião só cai bem em carros antigos. Então fiz uma busca na internet e num site de fãs do pequeno Celta da GM, encontrei um fórum somente sobre esse penduricalho, mas ninguém se atrevia a supor qual o seu real significado. O que me deixou com o pé atrás sobre comprar ou não os dadinhos, foi que nesse mesmo fórum, alguém comentava que o adereço provocava brincadeiras do tipo: “Olha aí, o cara tem dado no carro”. Por pura ingenuidade, acreditei que ninguém iria ter essa idéia por aqui... Como não!? Estou no Ceará, terra de gente moleque, que rir mesmo quando tudo dá errado, que consegue ver um lado engraçado em tudo, que chegou ao ponto de vaiar o sol!!

Pois é, eu estava de passagem pela Av. Antônio Sales quando resolvi parar na loja de acessórios do Oliveira para comprar um filtro de ar e para minha surpresa, muitos dadinhos na prateleira. Acabei por comprá-los na cor vermelha e esqueci o filtro de ar.

Levei a nova aquisição para oficina do Isidoro, onde o Karmanga ainda estava internado, e mostrei tanto ao Isidoro quanto ao Carlinhos (gerente da oficina e quem fez a adaptação dos freios à disco na traseira do Karmanga) que não comentaram praticamente nada, mas foi só eu pendurar no retrovisor que o Carlinhos (não sei porque o chamam assim no diminutivo, já que ele tem, seguramente, mais de 120Kg) disse em alto e bom tom, “Olha aí Isidoro, o Maurício tem dado no carro”...

Bem, esquecendo o lado cômico dos dadinhos, descobri que desde o fim da década de 50, muitos jovens utilizavam esse símbolo para informar à qualquer outro motorista que estavam dispostos à disputar um racha. Significava “Ready to the game” ou pronto para o jogo. Mas antes que alguém pense que ando disputando racha por aí, os dadinhos também informavam nas entrelinhas que o carro possuía algum veneno sob o capô e hoje, faz uma referência a antigos potentes.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. legal, nao sabia dessa do pronto pro jogo, mas a outra do dado no carro por aki tambem tem muito
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. sabe onde se pode comprar esses dados em portugal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, em Portugal eu não sei, mas acredito que no site Mercado Livre(www.mercadolivre.com.br) você consiga comprar de algum vendedor que possa enviar para Portugal.

      Excluir