terça-feira, 10 de novembro de 2009

Letras, siglas e significados - V8 x 8V

Como já ouvi gente dizendo que possuía um Gol V8, me sinto na obrigação de explicar algumas siglas automobilísticas.
Alguém dizer que tem um Gol V8, é como dizer que uma criança tem a força de um pugilista. Tá certo que se faz adaptação de todo tipo, assim como coloquei um motor AP num Karmann Ghia, alguém pode depenar um gol e conseguir colocar um motor V8, mas esse não é o caso. Na verdade, o indivíduo estava querendo dizer que seu Gol era 8V. Para clarear as idéias, vamos as explicações:
8V significa que o motor tem 8 válvulas, sendo metade para admissão da mistura(ar/combustível) e metade para exaustão dos gases provenientes da explosão dentro do cilindro.
Ah! então quando o carro tem "16v" na tampa, quer dizer que ele tem 16 válvulas, 8 para admissão e 8 para exaustão?!
Exatamente! Só que mais interessante que saber a quantidade total de válvulas, é saber a quantidade de válvulas por cilindro, pois um carro com 8 cilindros tem, no mínimo, 16 válvuas, sendo 2 por cada cilindro e um carro com 4 cilindros pode ter 8, 16, 20 ou sei lá mais quantas válvulas já conseguiram colocar.
Mas o que melhora quando eu tenho mais válvulas por cilindro?
O carro tende a ficar mais potente, pois a mistura ar/combustível irá entrar com mais facilidade no cilindro, bem como os resíduos da explosão sairão com menos resistência, desperdiçando menos energia.
Agora que você sabe o que é "8V", vamos ao "V8":
Nesse caso, o numero 8 informa a quantidade de cilindros do motor(o seu deve ter 4) e a letra V representa a forma como os cilindros estão montados. O motor V8 é a "junção" de dois motores 4 cilindros.
Veja a imagem. Essas tampas vermelhas são o topo de "cada motor 4 cilindros". Só a título de informação, este motor tem 32 válvuas. Oh!! que absurdo!! Não... não é nenhum absurdo, ele tem 4 válvulas por cilindro como qualquer popular 16v.
Espero ter sido claro. Qualquer dúvida, estamos aí!!

Um comentário:

  1. sempre tinha essa dúvida e fazia a maior confusão, não sabia se V8 e 8V era a mesma coisa, mas imaginava que não

    agora entendo

    valeu

    Giovani Jardim (giovani_jardim@hotmail.com)

    ResponderExcluir