quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Crianças educam os adultos

Congestionamentos por causa da formação de fila dupla. Desrespeito à faixa de pedestre. Cenas como estas se repetem diariamente em frente aos grandes colégios de Fortaleza. Para reverter essa situação, além das ações educativas já realizadas pelas escolas junto aos pais, há iniciativas desenvolvidas em parcerias com órgãos executivos de trânsito no Estado. Entre elas estão os projetos Travessia Cidadã e Agente Mirim.

No primeiro, antes de capacitar um funcionário da escola, particular ou pública, para ser monitor, é verificada se há viabilidade técnica e providenciada a sinalização da área, caso não exista. Gislene Macêdo, chefe da Divisão de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), diz que o órgão trabalha a partir da solicitação das instituições e que o treinamento é gratuito. Ela esclarece que a função tem caráter educativo, não podendo o mesmo multar.

A outra ação é realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os alunos do ensino fundamental assistem palestras com exibição de vídeo sobre as infrações mais comuns como estacionar sobre a calçada, parar em fila dupla em frente da escola. A gerente de educação de trânsito do Detran, Eliana Cidrão, acrescenta que a idéia é fazer com que a criança observe o comportamento dos pais, caso seja transportada por eles, ou ainda do motorista do ônibus ou do transporte escolar.

As anotações são feitas num bloquinho, onde o estudante assinala a infração cometida e entrega para quem a cometeu. O slogan da iniciativa é "Motoristas no volante, crianças vigilantes: sua advertência servirá como ótima lição". O mesmo projeto será estendido às escolas públicas estaduais, orientando, principalmente, sobre os cuidados com a travessia, a utilização de bicicleta em vias de intenso fluxo de veículos.

Serviço:
Educação de Trânsito da AMC: (85) 3433.9725
Educação de Trânsito do Detran (85) 31015860

Nenhum comentário:

Postar um comentário