segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bexiga deve ser esvaziada antes de viagem para evitar lesão, diz médico

Mais uma dica do meu Velho:

Segundo a matéria que saiu no Bol, em caso de acidente onde a vítima está com a bexiga cheia, o risco de infecções é grande. Segue a matéria completa:

Parece lenda urbana, mas tem embasamento científico. É, sim, recomendável ir ao banheiro antes de sair de carro, moto ou bicicleta porque, em caso de acidente, o risco de a bexiga estourar e causar uma infecção generalizada (sepse) é muito maior.

Quando vazia, a bexiga situa-se atrás do púbis, osso localizado acima da região genital. Ao se encher, a estrutura fica mais tensa --exatamente como os balões de festas-- e ultrapassa os limites do púbis em direção ao umbigo, o que facilita um rompimento em caso de impacto no abdômen.

"Quando a bexiga está vazia, o osso da bacia pode se romper e perfurar o órgão. Mas, quando cheia, ela pode romper e deixar a urina extravasar para dentro da cavidade abdominal mesmo com traumatismo de menor impacto e sem fratura do osso", explica o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês.

A máxima vale para viagens longas e curtas --mesmo em grandes cidades, é interessante fazer trajetos de bexiga vazia. "Num caso de traumatismo severo, não vai evitar, mas em um de menor impacto, isso previne a ruptura de bexiga", diz.

Se houver explosão de bexiga, o paciente não vai urinar, uma situação que não costuma passar despercebida. Mas pode haver perfurações tamponadas, em que a urina escapa aos poucos e pode demorar a ser notada. "Se isso não for percebido logo, a urina pode se infectar por bactérias e causar sepse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário