terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ferdinand Porsche pode não ser o pai legítimo do Besouro

Acaba de ser lançado um livro intitulado Ware Verhaal van de Kever (A Verdadeira História do Fusca) que segundo seu autor o historiador holandês Paul Schilperoord o verdadeiro pai do simpático fusquinha, seria o jornalista e engenheiro judeu Josef Ganz.
O livro conta que Ganz idealizou um carro pequeno de preço equivalente ao de uma motocicleta, com motor traseiro e suspensão independente, que chegou a ser produzido um único exemplar por uma pequena indústria alemã. O projeto foi batizado de Maikäfer, que significa Meu Besouro.
Ao sugerir uma revolução no desenho dos automóveis e criticar a segurança dos carros da época, Ganz acabou cutucando a onça com vara curta e assim, as grandes montadoras se aproveitaram do fato de ser judeu e montaram um esquema para prendê-lo através da polícia nazista Gestapo, por chantagem.
Depois de mudar-se para Suíça, Ganz tentou dar sequência em seu projeto, mas Adolf Hitler fica sabendo da ideia e convida Ferdinand Porsche para executá-la e receber a autoria.
Não sei se isso tudo é verdade, mas não deixa de ser curioso, e o trecho onde as grandes montadoras conseguem predê-lo, é muito semelhante a história de Preston Tucker que, na década de 40 nos Estadus Unidos, projetou e construiu o Tucker Torpedo com motor de helicóptero, injeção direta de combustível, faróis direcinais que acompanhavam o movimento do volante assim como o moderno C4 Pallas, pára-brisa que pulava para fora no caso de acidente, interior todo acolchoado, dentre muitas outras coisas visando a segurança dos ocupantes. E acabou sendo boicotado pelas grandes americanas Ford e GM. O Tucker Torpedo, acabou sendo conhecido, na época, como a fraude do século.

Fonte: http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2552

5 comentários:

  1. Fala, Mauricio!

    Estou querendo falar com vc! Manda teu numero pelo MSN. Valeu!

    Anderson.

    ResponderExcluir
  2. ...PUTZ... ESSA MATERIA DEU UM NÒ EM MINHA CABEÇA... SERÁ QUE É ISSO MESMO AMIGO??? TOMARA QUE SEJA APENAS ALGO FEITO PRA CHAMAR A ATENÇÃO,NÃO ´RE MESMO?!BOM... INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA,O DR FERDINAND JAMAIS SERÁ ESQUECIDO... NO MAIS UM AGRAÇO

    ResponderExcluir
  3. PUTZ... ESSA MATÉRIA ME DEU UM NÓ NA CABEÇA!!!RSRSS... SERÁ?... MAS INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA,DR FERDINAND ESTARÁ SEMPRE EM NOSSOS PENSAMENTOS... EM NOSSOS CORAÇÕES... PODE ATÉ TER EXISTIDO PROTÓTIPO ANTERIOR... MAS O FATO É QUE NOSSO FUSQUINHA ESTÁ AI,ETERNIZADO... UM GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA QUE REVESSE ESSA MATÉTIA AMIGO... POSTEI EM MEU BLOG UMAS OBSERVAÇÕES E DESTAQUEI DE UM TEXTO,AS DIFERENÇAS GRITANTES ENTRE OS PROTÓTIPOS DO GRANDE DR. FERDINAND E O TAL JOSEF SEI LÁ DAS QUANTAS... SÓ PRA COMEÇAR:O MOTOR DO TAL STANDARD ERA REFRIGERADO A ÁGUA!!! A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS ERA MAIS QUE LIMITADA... ENFIM,ENTRE E DIVULGUE... É CERTO QUE ESSA NOTÍCIA MEXEU COM TODOS OS AMANTES DE FUSCA E DE SUA HISTÓRIA... VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS E DESMANTELAR ESSE ABSURDO. É O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER EM MEMÓRIA DO DR. FERDINAND PORSCHE.

    ResponderExcluir
  5. ... DESCULPE A DEMORA NO RETORNO DO SEU COMENTÁRIO... MEU PC FOI PARAR NO CTI... RSRSRS; COM RELAÇÃO A ``MATÉRIA´´ PODE FICAR AVONTADE AMIGO! ALIÁS,SEMPRE QUE VOCÊ QUIZER,PODE COPIAR... DIVULGAR... PLAGEAR... XEROCAR... RSRSRS... FIQUE A VONTADE !!! DEVEMOS MANTER A MEMÓRIA DO SALDOSSO DR. FERDINAND INTACTA.É O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER... E A COMPARAÇÃO FEITA COM A HISTÓRIA DE PRESTON TUCKER NÃO SEI SE HÁ FUNDAMENTO... TUCKER TAMBEM FOI UM GRANDE VISIONÁRIO AUTOMOBILÍSTICO.VOCÊ JÁ VIU O FILME??? É MUITO INTERESSANTE; SÓ NÃO ENTENDO PORQUE NENHUM CINEASTRA PENSOU EM CONTAR A TRAJETÓRIA DE FERDINAND PORSCHE... TENHO CERTESA DE QUE SERIA UM FILME DE UM IMPACTO TÃO GIGANTESCO QUANTO A CRIAÇÃO DO NOSSO FUSQUINHA.ESTÃO PERDENDO DINHEIRO... RS... BOM,SE ALGUEM RESOLVER FAZER UM... SÓ VENHO LEMBRAR QUE A IDÉIA FOI MINHA!!!KKKKKKKKKK... UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir