sexta-feira, 30 de outubro de 2009

IPVA elevado para veículos velhos

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, no dia 26/10/2009 defendeu a elevação da alíquota do IPVA para veículos antigos em relação aos novos, ao contrário do que ocorre hoje.
"O Brasil é um dos únicos países do mundo em que, quanto mais velho o carro, menos imposto se paga"
"Como temos esse problema de ser o país que protege os coitadinhos, ficamos com esse tipo de política populista e demagógica que, no fundo, faz atrasar o país"
O ministro defende essa idéia, visando a diminuição da poluição e aumento da segurança no trânsito, já que estatísticas afirmam que os problemas causados por falta de manutenção, representam a segunda maior causa de acidentes do transito, perdendo apenas para imprudência.
Mas convenhamos, não é a idade do carro que garante seu mau funcionamento e sim sua falta de manutenção. Em alguns países, os carros antigos de colecionadores, não participam desse aumento de impostos, porém ficam limitados de rodar por conta da poluição.
Como ficariam os carros como o Karmanga que não possuem placa preta, mas quem estão em bom estado de conservação? Vamos sair da isenção de impostos e pagar mais caro que o dono de um Veracurz?!
Vamos tirar as latas velhas do trânsito, mas vamos também facilitar a aquisição de novos carros e sem esquecer dos antigos(e não velhos).

3 comentários:

  1. O problema de carros velhos está na conservação. Se o proprietário deseja um veiculo antigo ele deve está constantemente preocupado com a manutenção do veiculo, pois este estará claramente mais suscetível a desgaste e pane que os veículos mais novos.

    E mais, a questão de proteger os coitadinhos: naturalmente já há muitas questões onde o coitado é protegido. Isso é quase um louvor a mediocridade.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vi essa mesma matéria em outro blog.
    Seria Mundo Fusca? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Tb vi no mundo fusca hehehehhe
    Mas na verdade encontramos em fontes diferentes...

    ResponderExcluir