quinta-feira, 18 de junho de 2009

Karmann Ghia 933 RS

Que eu sou apaixo-nado por antigos e prepa-rados, não é nenhuma novidade. Que o Karmann-ghia está no topo da lista dos meus carros preferidos, também não. Agora um Karmann-Ghia com mecânica Porsche 933 é um sonho de consumo.

Não estou falando de um Karmann cujo dono achou que esse belíssimo carro merecia um motor mais forte que o VW à ar e fez uma adaptação (assim como eu :D). A situação aqui é um pouco diferente. A empresa alemã Bader Racing está produzindo KG’s sob encomenda com toda a mecânica do Porsche 933, incluindo rodas, sistema de freios e suspensão.

A carroceria permanece esteticamente original, porém as rodas de 15” e pneus estreitos, dão lugar ao lindo jogo de rodas Porsche de 17” e pneus 245/35/17. O Chassi foi desenvolvido especialmente para esta configuração e segundo a empresa, o carro é firme nas curvas, tem boa estabilidade sem comprometer o conforto.

O motor, um autêntico Porsche 933 6 cilindros opostos 3.6l que originalmente rendia 286h.p, recebeu uma apimentada elevando a potencia para nada mais nada menos que 321h.p. Sendo assim, o pequeno KG passa a ter a relação peso/potencia de 3,55Kg/h.p, fazendo de 0-100Km/h em apenas 4,4s e velocidade máxima de 305Km/h. Em prova de arrancada de ¼ de milha, o Karmann ficou com o tempo de 12,2s.

Só para constar, o KG 1500 original possuia 52CV e atingia 125Km/h!!

Em 2005, vários esportivos de diversas marcas fizeram um tracktest e o simpático Karmann superou carros como Mitsubishi EVO, BMW M3 e Porsche 911 GT3. Veja o resultado:

1. Mitsubishi EVO VII -18,92
2. BMW M3 CSL* 18,94
3. Karmann Ghia RS 19,14
4. RED-Motorsport-Elise -19,23
5. Wiesmann MF 3 SMG -19,28
6. Mitsubishi EVO VI -19,35
7. Porsche 911 GT3 19,49
8. Audi RS4 -19,58
9. Porsche 911 GT 3 -19,61 alt
10. Audi TT quattro 225 PS -19,65
11. Subaru Impreza WRX STi -19,66
12. Lotus Elise 111S -19,69
13. Porsche 911 Carrera -19,72
14. BMW M3 -19,79

Ah! Eu já ia esquecendo, o preço para possuir uma maravilha dessas na sua garagem fica entre 100 e 225 mil euros, dependendo da configuração.

Mas essa idéia de colocar motor Porsche em Karmann-Ghia não é novidade. Na década de 60 a Dacon revenda de Porsches em São Paulo resolveu transformar Karmann-Ghias em carros de corridas. Adaptou motor Porsche 904 4Cil de 2.0l e freios, retrabalhou a suspensão e mudou algumas partes da carroceria por fibra de vidro visando a redução de peso, atingindo pouco mais de 600Kg.

Esses esporti-vos eram pilotados por grandes persona-lidades do automo-bilismo brasileiro como Emerson e Wilson Fittipaldi, conseguindo importantes resultados nas pistas.

A Dacon ainda chegou a produzir algumas poucas unidades do Karmann-Ghia Porsche pra venda.

Os números e os pilotos dos Karmann-Guia / Porsche Dacon:

No. 2 - Anisio Campos e José Carlos "MÔCO" Pace

No. 6 - Antonio Carlos "TOTÓ" Canto Porto e Ludovino Perez Junior

No. 7 - Emerson "RATO" Fittipaldi e Francisco "CHICO" Lameirão

No. 12 - Rodolpho "BIGODE" Olival Costa e Lian Duarte

No. 77 - Wilson "TIGRÃO" Fittipaldi e José Carlos "MOCO" Pace

Informações retiradas dos sites:
www.bader-racing.de,www.obvio.ind.br e do blog de Flávio Gomes








Nenhum comentário:

Postar um comentário